segunda-feira, 2 de maio de 2011

Projeto de Pesquisa

Tema: Educação Ambiental

Delimitação do Tema: Reciclagem a partir da infância.


Objetivos Gerais

• Buscar informações sobre a reciclagem e a sua adaptação na infância;
• Pesquisar atividades recreativas que promovam a criatividade da criança e o seu desenvolvimento educacional, em virtude de projetos futuros, quais ela possa criar;
• Criar medidas de integração com as crianças e a temática social “reciclagem” para a aplicação a tal público;
• Aplicar as atividades elaboradas e/ou pesquisadas objetivando empiricamente, a observação da(s) experiências(s) realizadas com as crianças, extraindo pontos equivocados e positivos, o desenvolvimento e os dados restantes.
Objetivos Específicos
• Buscar informações em: sites, revistas (infantis), livros, entre outros meios de informações;
• Desenvolver questionários e aplicá-los aos professores e responsáveis pelas crianças;
• Coletar e analisar os dados resultantes dos questionários aplicados;
• Desenvolver roteiro de entrevista e aplicar a um psicólogo e/ou pedagogo e/ou secretário da educação;
• Buscar informações de projetos desenvolvidos pela prefeitura que possam ser integrados ao do grupo;
• Angariar os resultados agregados pelo projeto, identificar as informações que demonstrem reações diferentes adquiridas ou não, estudá-las, de modo, a incorporar nas mesmas a importância da socialização de escolas, projetos e a reciclagem.


Justificativa

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente,
O Brasil produz, em média, 90 milhões de toneladas de lixo por ano e cada brasileiro gera, aproximadamente, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 kg, dependendo do local em que mora e do poder aquisitivo.
“Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado. Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros”.
Com essa quantidade de lixo existente no mundo encontra-se uma necessidade na criação de projetos que desenvolvam saídas viáveis para o lixo, possibilitando a reutilização ou degradação do mesmo.
E por conta disso, o projeto em desenvolvimento visa interferir na educação infantil direcionando o combate ao problema do lixo, para que as crianças possam receber uma preparação e/ou treinamento correto e praticarem a reciclagem, criando-se a probabilidade de nascer uma geração mais capacitada para enfrentar e eliminar tais problemas.
“A aprendizagem se procede a partir no nascimento e através dela o individuo desenvolve seu comportamento, suas ações e decisões que contribuem para toda sua existência”.
“A infância é um componente muito importante na formação do caráter do ser humano”.

Portanto, será introduzida a educação ambiental nas escolas de Santa Bárbara d’ Oeste por meio de atividades que incentivem as crianças a reciclar, para que elas cresçam sabendo utilizar seus instrumentos de forma correta, não prejudicando o meio ambiente.

Problema

• Quais materiais podem ser reciclados? Como?
• Existem projetos nas escolas que incentivam o aluno a reciclar? Se sim, como a escola trabalha com tais projetos?
• Como introduzir a reciclagem na educação infantil de modo que possam praticar segundo o que aprendem?
• Quais os tipos de dinâmicas que podem ser utilizadas para a conscientização infantil?
• As crianças reciclam em casa?
• Os pais ensinam seus filhos a reciclar? E como eles lidam com a mesma?

Metodologia


• Pesquisar sobre o tema em sites, revistas, jornais, livros, entre outros;
• Aplicar dinâmicas em crianças de 1ª a 4ª série;
• Aplicar questionários com os pais e com os professores da escola;
• Aplicar roteiros de entrevista para um psicólogo e/ou pedagogo e/ou secretário da educação;
• Utilizar recursos da internet para criar um blog.

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